Pretende-se, com este projeto, sensibilizar a população estudantil e a comunidade local, para a necessidade da preservação dos recursos fluviais, dotando-as de valores, atitudes e comportamentos que as levem a tomar decisões ambientalmente conscientes. Visa implementar uma relação de proximidade com os rios e de defesa dos ecossistemas ribeirinhos e realizar uma monitorização no rio Arunca e seu afluente, rio Anços, em atividades de interciclos, com alunos do pré-escolar, do 1º, 2º e 3º ciclos do Agrupamento de Escolas Gualdim Pais, do Agrupamento de Escolas de Pombal, Agrupamento de Escolas da Guia e do Agrupamento de Escolas de Soure.
Tem por objetivo a localização dos rios em meio urbano e em meio rural, envolvendo os alunos na identificação de problemas ambientais e na proposta de possíveis soluções, desde a nascente às margens do rio Mondego, na localidade de Granja do Ulmeiro. A comunidade educativa foi envolvida em atividades, através da partilha de experiências e saberes e colaborando com as escolas em organizações conjuntas.
Foi criada uma plataforma de partilha de aquisições e atividades, contribuindo assim para uma escola melhor, mais participativa, interveniente e empenhada na resolução de problemas.
Objetivos Gerais
– Sensibilizar e educar para a problemática ambiental;
– Estimular ações interventivas a fim de promover a preservação dos recursos hídricos naturais e do respetivo ecossistema.
Objetivos específicos
Vamos conhecer o rio:
– Reconhecer o rio como elemento indispensável para a existência das diferentes formas de vida;
– Identificar as populações que constituem o seu ecossistema;
– Identificar as diversas utilizações da sua água.
A poluição e suas consequências:
– Caracterizar as principais fontes de poluição do rio;
– Identificar os poluentes mais significativos de acordo com a sua origem;
– Reconhecer a ação do Homem como agente poluidor;
– Relacionar a degradação do recurso da sua água com a qualidade de vida;
– Enumerar problemas decorrentes da sua poluição;
– Reconhecer que o equilíbrio biológico depende da sua preservação.
Desenvolvimento pessoal:
– Integrar os alunos nalgumas técnicas de trabalho de campo e de laboratório;
– Desenvolver o pensamento crítico;
– Incentivar à realização de pesquisa individual;
– Estimular a aquisição de comportamentos interventivos para a preservação da qualidade da água dos rios.
O projeto “Ao encontro dos Rios”, está a ser desenvolvido, desde o ano letivo anterior, pelos alunos das turmas do 3º/4º E e 4º F da EBI Gualdim Pais.
Alguns dos objetivos deste projeto foram já atingidos na concretização das atividades registadas no vídeo realizado, sendo que o projeto continua em desenvolvimento.
Veja o vídeo em https://biteable.com/watch/projeto-ao-encontro-dos-rios-2722613