Projeto “Ao encontro dos Rios”

Pretende-se, com este projeto, sensibilizar a população estudantil e a comunidade local, para a necessidade da preservação dos recursos fluviais, dotando-as de valores, atitudes e comportamentos que as levem a tomar decisões ambientalmente conscientes. Visa implementar uma relação de proximidade com os rios e de defesa dos ecossistemas ribeirinhos e realizar uma monitorização no rio Arunca e seu afluente, rio Anços, em atividades de interciclos, com alunos do pré-escolar, do 1º, 2º e 3º ciclos do Agrupamento de Escolas Gualdim Pais, do Agrupamento de Escolas de Pombal, Agrupamento de Escolas da Guia e do Agrupamento de Escolas de Soure.

Tem por objetivo a localização dos rios em meio urbano e em meio rural, envolvendo os alunos na identificação de problemas ambientais e na proposta de possíveis soluções, desde a nascente às margens do rio Mondego, na localidade de Granja do Ulmeiro. A comunidade educativa foi envolvida em atividades, através da partilha de experiências e saberes e colaborando com as escolas em organizações conjuntas.

Foi criada uma plataforma de partilha de aquisições e atividades, contribuindo assim para uma escola melhor, mais participativa, interveniente e empenhada na resolução de problemas.

Objetivos Gerais

– Sensibilizar e educar para a problemática ambiental;

– Estimular ações interventivas a fim de promover a preservação dos recursos hídricos naturais e do respetivo ecossistema.

Vamos conhecer o rio:

– Reconhecer o rio como elemento indispensável para a existência das diferentes formas de vida;

– Identificar as populações que constituem o seu ecossistema;

– Identificar as diversas utilizações da sua água.

A poluição e suas consequências:

– Caracterizar as principais fontes de poluição do rio;

– Identificar os poluentes mais significativos de acordo com a sua origem;

– Reconhecer a ação do Homem como agente poluidor;

– Relacionar a degradação do recurso da sua água com a qualidade de vida;

– Enumerar problemas decorrentes da sua poluição;

– Reconhecer que o equilíbrio biológico depende da sua preservação.

Desenvolvimento pessoal:

– Integrar os alunos nalgumas técnicas de trabalho de campo e de laboratório;

– Desenvolver o pensamento crítico;

– Incentivar à realização de pesquisa individual;

– Estimular a aquisição de comportamentos interventivos para a preservação da qualidade da água dos rios.

O projeto “Ao encontro dos Rios”, está a ser desenvolvido, desde o ano letivo anterior, pelos alunos das turmas do /4º E e 4º F da EBI Gualdim Pais.

Alguns dos objetivos deste projeto foram já atingidos na concretização das atividades registadas no vídeo realizado, sendo que o projeto continua em desenvolvimento.

Veja o vídeo em https://biteable.com/watch/projeto-ao-encontro-dos-rios-2722613