Comunicado – Refeições Escolares

Exmos. Senhores Pais e Encarregados de Educação,

Serve o presente comunicado para informar que todos os e-mails enviados à Direção deste Agrupamento foram devidamente reencaminhados para os serviços responsáveis pelas refeições escolares no Agrupamento de Escolas Gualdim Pais.

Enquanto Direção, partilhamos a preocupação com a qualidade deste serviço e, por isso, temos trabalhado em conjunto com todos os intervenientes para garantir que as refeições servidas correspondem às expectativas da comunidade educativa.

Devido às obras de requalificação da escola sede — há muito desejadas por todos — o ano letivo iniciou-se com limitações na cozinha devido a constrangimentos externos, a empreitada não foi totalmente concluída no prazo inicialmente previsto. Para garantir a segurança alimentar e assegurar o fornecimento de refeições a todas as crianças, foi necessário recorrer temporariamente a refeições regeneradas, servidas na Escola-Sede (Gualdim Pais).

Este serviço tem sido acompanhado diariamente pela Direção do Agupamento de Escolas Gualdim Pais e pela equipa de nutrição da Unidade de Projetos Educativos e Gestão Escolar, que têm procurado identificar e corrigir as principais fragilidades. Reconhecemos, contudo, que esta solução temporária apresentou limitações, sobretudo no que respeita à palatabilidade das refeições. 

Informamos que, esperamos muito brevemente retomar a confeção das refeições na cozinha da Escola, retomando assim o padrão de qualidade habitual. No entanto, é importante referir que, para muitos alunos, a presença de peixe continua a ser motivo de fraca qualidade!

Quanto aos horários de acesso ao refeitório, identificámos que o problema não reside na falta de lugares, mas sim na demora no processo de distribuição das refeições (não existe uma distribuição desigual de turmas para que o serviço corra mal). Para mitigar esta situação, os elementos da Direção têm colaborado diretamente na distribuição das refeições. Verificámos ainda que, durante a formação das filas, ocorriam atropelos e desrespeito pelos alunos mais novos. Por isso, foi implementado um horário escalonado de acesso ao refeitório, começando pelos alunos com menor autonomia e terminando nos mais autónomos.

Graças a esta medida, as filas desorganizadas foram eliminadas e os atrasos para as aulas deixaram de ocorrer. Todos os alunos têm agora tempo suficiente para se alimentar com tranquilidade, sendo que os últimos a sair do refeitório dispõem em média de 15 a 20 minutos antes do início da aula seguinte. Não quer isto dizer que não possa ocorrer um problema pontual.

Agradecemos a vossa compreensão e colaboração.

O Diretor.