Comemoração do Dia do Eco-Escolas no Centro Escolar de Fonte Nova
No dia 28 de junho, o Centro Escolar de Fonte Nova comemorou o seu Dia Eco-Escolas, foi um dia muito divertido e com atividades diversificadas.
A escola está integrada no Programa Eco-Escolas, um programa ambiental, com o intuito de incentivar as crianças a cuidar e preservar do nosso planeta.
Durante este dia desenvolveram-se, na escola, ateliers de histórias, de alimentação saudável, de conhecer o Rio Arunca, com reutilização de materiais: elaboração de carteiras, peixes e baleias ímanes, fantoches, promovidos respetivamente, pela Biblioteca Municipal de Pombal, nutricionista da Câmara Municipal de Pombal, Amigos do Arunca, professora da escola, técnica da Câmara Municipal de Pombal e técnicas do Teatro-Cine de Pombal.
Na escola está afixado o poster Eco-Código no qual constam as frases do Eco-Código do Centro Escolar da Fonte Nova, frases estas que representam o código de conduta destes estabelecimentos de ensino:
O nosso ECO-CÓDIGO:
– As torneiras fechar, para a água poupar.
– Os rios proteger, para a sua água utilizar.
– Devo tomar banho de chuveiro para menos água gastar.
– Para a escola melhorar, o lixo devemos separar.
– O lixo separar ou reutilizar, para o ambiente não poluir.
– O ecoponto devo visitar, para o lixo reciclar.
– Da biodiversidade cuidar para a natureza melhorar.
– Quando saímos da sala, a luz devemos apagar para energia elétrica poupar.
– A luz do sol aproveitar para a eletricidade não gastar.
– As árvores devemos plantar, para no recreio sombras ter e a natureza mais fresca ficar.
– Nas sarjetas o lixo não colocar, para os rios e o mar não sujar.
O dia culminou com o desfile de trajes feitos com reutilização de materiais, (sacos do lixo, pacotes de leite, tecidos, sacos de ráfia, sacos, papel, cartão, jornais, embalagens, …) com a colaboração dos pais e família dos alunos.
Foi um dia dinâmico e festivo, onde esteve patente a colaboração de toda a comunidade escolar e autarquia. As professoras agradecem a colaboração de todos.
Coordenadora do Projeto Eco-Escolas: Mónica Alexandre.